Uma “ponta de terra esguia, esvaindo-se mar dentro”: é desta forma que Gaspar Frutuoso, historiador e sacerdote do século XVI, justifica, na sua obra “Saudades da Terra”, o nome ‘Ponta Delgada’. A origem desta freguesia, tão marcada pelo mar, remonta ao ano de 1552.
Com uma área de 8,8 km², Ponta Delgada é conhecida pela fertilidade dos seus solos. Assim, nestes terrenos — acidentados, mas minuciosamente trabalhados — são produzidos algumas das iguarias típicas da ilha. Além disso, um pouco por toda esta região imperam as paisagens naturais, de tons verdes, e não faltará o que visitar em Ponta Delgada.
A freguesia alberga a Casa-Museu Dr. Horácio Bento de Gouveia. Trata-se de uma casa de arquitetura civil popular madeirense, datada dos séculos XVII e XVIII, onde nasceu Horácio Bento de Gouveia, professor, jornalista e escritor. Encontram-se aqui expostas algumas peças antigas e vários objetos ligados ao escritor.
Nos dias mais soalheiros, o Complexo Balnear da Ponta Delgada, que conta com duas piscinas de água salgada, traz à freguesia muitas pessoas de toda a ilha. O mesmo acontece no primeiro fim de semana de setembro, aquando do grande arraial em honra do Santíssimo Sacramento, conhecido por "Arraial do Bom Jesus".
Comentários