Avançar para o conteúdo principal

Cenário para as comemorações de Abril em Machico (com video)





No dia 25 de Abril, terça-feira, as comemorações iniciam-se pelas 09 horas com o hastear das bandeiras nos

Paços do Concelho, seguindo-se da Corrida da Liberdade, entre Machico e Santa Cruz.

Na parte da tarde, pelas 16 horas, haverá um momento musical com a Orquestra de Cordofones Madeirenses, seguindo-se de intervenções políticas. As celebrações irão terminar com o grupo "Cantares da Ribeira CCCS - Ribeira Seca".



                                            

O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Este é um dos 13 feriados nacionais obrigatórios. A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933. Este evento iniciou um processo que viria a culminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976.


Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos e contou com uma adesão em massa da população. Como consequência, o exército conseguiu depor o presidente de Portugal, Marcello Caetano, que se exilou no Brasil, onde faleceu em 1980.

Vitoriosos, os revolucionários conseguiram a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa, a 25 de abril de 1976. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, porque nesse dia uma mulher ofereceu cravos aos soldados em sinal de agradecimento. Em comemoração, os soldados colocaram as flores recebidas nos canos das suas armas, o que representava a vitória praticamente sem violência.

Após a revolução, foi criada a Junta de Salvação Nacional, que nomeou António de Spínola como Presidente da República, e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro. Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Comentários