Avançar para o conteúdo principal

Porto Santo - Madeira




O Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu, a apenas 500 km da costa africana, a 1000 Km do continente Europeu e a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.


Descoberto em 1418 pelos navegadores portugueses, este arquipélago é formado pelas ilhas da Madeira e do Porto Santo e ainda pelas ilhas desabitadas das Selvagens e Desertas.

A hospitalidade e simpatia da população, o clima ameno durante todo o ano, as espetaculares paisagens únicas, a par da riqueza e variedade dos recursos naturais, históricos e culturais, constituem apenas algumas das razões para descobrir este paraíso.

A ilha do Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal caraterística a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar. Saúde e bem-estar andam de mãos dadas nesta magnífica praia, dado que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva, e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares.

Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.

A beleza primitiva das paisagens encanta todos os que decidem passear e/ou pedalar através dos atalhos e caminhos da ilha.





 

Comentários