Avançar para o conteúdo principal

Festa da Flor - Funchal - Madeira - Portugal




A Festa da Flor além da homenagem à Primavera e às flores, é também um evento cultural, já que, associado ao evento destaca-se a tradição, quer através das atuações de grupos folclóricos, quer através da construção dos belos tapetes florais e ainda através da animação com concertos musicais e espetáculos de variedades, evento a realizar entre os dias 1 e 24 de outubro.
"Muro da Esperança" - 2 de outubro
Na manhã de sábado, e cumprindo a tradição que data de 1979, este ano, as crianças acompanhadas por seus familiares podem colocar uma flor no “Muro da Esperança”, num apelo simbólico à Paz.

Cortejo Alegórico - 3 de outubro
Na tarde de domingo, as ruas da baixa funchalense voltam a invadir-se de música, de cor e de suaves perfumes com o sumptuoso desfile de carros alegóricos que, harmoniosamente, conjugam múltiplas espécies florais com decorações repletas de criatividade.
Este é o Cortejo Alegórico da Flor, um dos acontecimentos mais marcantes e dos mais aguardados de todo o certame, quer por visitantes, quer por residentes, que se realiza desde 1979. Pauta-se esta iniciativa pela magnificência e sumptuosidade dos carros alegóricos e dos trajes de centenas de figurantes, na maioria crianças, amplamente adornados com inúmeras, variadas e magníficas espécies florais que desfilam ao longo de um itinerário previamente estabelecido, ao som de alegres temas musicais e executando coreografias ora simples ou ora elaboradas.


Outras iniciativas que compõem o cartaz:

Mercado das Flores e Sabores Regionais - Placa Central Av. Arriaga
O mercado das flores permite dar a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativas existentes na Madeira. Aqui, locais e visitantes podem adquirir flores num ambiente pitoresco e tradicional. Além das flores, os sabores regionais estarão presentes através da gastronomia local e bebidas típicas.

Exposição da Flor
A Exposição da Flor ocorre no centro da cidade do Funchal mais concretamente na Praça da Restauração, uma continuação da exposição que se realizava no Ateneu Comercial do Funchal, que se iniciou nos anos cinquenta do século passado. Podem ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira, desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores. As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias e distinguidas as melhores por um júri especializado.

Tapetes e Decorações Florais
A profusão da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. Esta tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e teve origem na decoração das procissões religiosas.
Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos a esta parte, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor constituindo um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos turistas que nos visitam.

Concertos da Flor - 14 a 17 de outubro
Integrados no programa da Festa da Flor são realizados quatro concertos musicais em espaços emblemáticos da ilha da Madeira com o propósito de descentralizar as festividades e reforçar a oferta de animação.
Estes concertos decorrem num ambiente com uma envolvência única, onde o público - turistas e residentes - pode desfrutar de momentos musicais de grande qualidade num cenário de beleza ímpar, rodeado da diversidade da flora madeirense.

Madeira Flower Collection - 16 e 17 de outubro - Quinta Magnólia
Este evento pretende promover o sector da moda regional, envolvendo um número alargado de criadores sob a inspiração das flores, conferindo assim um toque de contemporaneidade e “glamour” a um dos maiores cartazes turísticos da Madeira, num momento único de animação turística.
Esta iniciativa conta com a participação de vários criadores de moda.

Instalações Florais - 21 a 24 de outubro
A diversidade da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento destas manifestações artísticas, que aliam a beleza das flores aos elementos caraterísticos da tradição e cultura madeirenses. As esculturas florais são um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos nossos visitantes. Estas maravilhosas instalações estarão patentes na Avenida Sá Carneiro, na entrada do Cais do Funchal e junto à Assembleia Legislativa da Madeira no último fim-de-semana da Festa da Flor.

Comentários