Avançar para o conteúdo principal

I Love Machico

 





A Levada dos Maroços que é percorrido em quase toda a sua extensão na freguesia de Machico, mas tem a curiosidade de se iniciar de Santo António da Serra e finalizar na freguesia do Caniçal.


É o percurso que dá a conhecer o interior da freguesia de Machico ilustrando bem a vivência da periferia de Machico, numa ligação direta ao mundo rural.

O cenário agrícola é uma constante durante quase todo o percurso refletindo a arte de trabalhar em contexto de desnível geográfico, pois os tradicionais poios e a aparente simetria entre os mesmos demonstram a total capacidade dos nossos antepassados em moldar a terra em função das necessidades primárias.

A Levada dos Maroços é um percurso extenso, mas aprazível de se fazer, pois é um percurso plano com poucas variações de altitude e por conseguinte exige menos da condição física.

Pela sua ligeireza e tranquilidade, é um percurso muito frequentado pelas famílias, que encontram na Levada dos Maroços um percurso urbano em contexto rural, que oferece diversas acessibilidades, pois sendo um percurso que serve de acesso a algumas habitações locais, é frequente encontrar durante o percurso diversos acessos à estrada regional, facilitando a logística em caso de necessidade.

Em alguns dos cruzamentos de acesso existe também a ligação com diversos percursos e/ou de acesso aos mesmos, designadamente os acessos para o Vereda das Funduras, Vereda da Boca do Risco e Pico Castanho.

A Levada dos Maroços é um canal de irrigação criado para abastecer a agricultura local tendo a faculdade de captar durante toda a sua extensão as águas de diversos afluentes e ribeiras, sendo bem visível ao longo do percurso esse processo.

O percurso finaliza- se no emblemático túnel do Caniçal, na E.R. 214, sendo que, para a realização deste percurso, sugerimos que seja contratado os serviços de uma empresa de animação turística ou simplesmente os serviços de transporte para regressar ao seu alojamento ou até ao ponto de partida, onde deixou o seu meio de transporte. Consulte no diretório de empresas quais os agentes que podem prestar o serviço pretendido.

Texto: https://www.visitmachico.com/pt/sentir/natureza-terra/veredas-e-levadas/levada-dos-marocos

Comentários