O mais extenso e abundante curso de água formado no interior da ilha, no meio das montanhas e que desagua no oceano, é a chamada Ribeira da Janela. Este nome é proveniente de um pequeno ilhéu que se levanta na proximidade da foz desta ribeira e que no seu cimo existe uma saliência natural em rochedo que em tudo faz lembrar uma janela.
Inicialmente a freguesia da Ribeira da Janela foi designada de «Janela da Clara».
Não muito distantes da costa marítima encontram-se os ilhéus da Ribeira da Janela. Um destes ilhéus deu origem ao nome da freguesia e da ribeira.
Os pontos de maior destaque desta freguesia são: Penedo, Casais de Baixo, Casais de Além, Casais da Igreja e Eira da Achada.
Os terrenos da Ribeira da Janela são extremamente férteis e são responsáveis pela maior parte da produção dos géneros agrícolas que na Madeira se cultiva. A irrigação dos mesmos é feita através das levadas do Lombo Gordo e dos Cedros.
É nas serras desta freguesia que sobressai o conhecido sítio do Fanal, famoso pela sua espantosa lagoa, denso arvoredo e paisagens estonteantes onde está patente o coração da Laurissilva.
Comentários