Avançar para o conteúdo principal

Fotos da Procissão de Nossa Senhora da Piedade - Caniçal - Madeira
















A Festa da Nossa Senhora da Piedade é dedicada aos pescadores. O Caniçal é uma das mais antigas paróquias da Ilha da Madeira e é aqui que se celebra esta festa em honra da padroeira dos pescadores – Nossa Senhora da Piedade. 
Os pescadores participam numa procissão aquática até a pequena capela de Nossa Senhora da Piedade no topo do Monte Gordo perto da Ponta de São Lourenço com os seus barcos decorados e pintados com cores vivas. A procissão tem lugar no Sábado e os barcos partem do Caniçal em direcção ao porto da Quinta do Lorde.
 O barco é escolhido por sorteio duas semanas antes da realizaçao da festa para transportar a Santa; quando os barcos param na Quinta do Lorde os participantes continuam a procissão a pé até a capela; a estátua da Nossa Senhora da Piedade é então levada até ao barco e depois para a vila do Caniçal para a celebração. 
No próximo dia, Domingo, é feita nova procissão de barco para devolver a Santa à sua capela. A procissão é acompanhada de hinos tradicionais dos devotos e pela música da banda da terra. 
Como em todas as outras festas na Ilha da Madeira há muita celebração com entretenimento, espetada em pau de louro e bolo do caco.

Comentários