Avançar para o conteúdo principal

Ponte Carlos & Castelo de Praga



Na foto podemos ver algumas das atracções de Praga, na Republica Checa! Embora não tivesse visto um raio de Sol durante os cinco dias que lá estive, deu para ver muita coisa bonita!


Uma delas é a Ponte Carlos(Karlův most) que é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Checa!


Outro elemento na foto é o Castelo de Praga, construído no século IX, é o maior castelo do mundo e o mais importante dos monumentos da República Tcheca. Longe da ideia de castelo medieval com aspecto fortificado, o Castelo de Praga é composto por um conjunto de belos palácios e edifícios conectados por pequenas vielas.

Podemos dizer que a história de Praga começa com a construção do castelo, sua localização estratégica rapidamente fez dele o centro do território, além de ter sido a residência dos Reis de Boêmia desde a sua fundação pelo príncipe Borivoj.

Em 1918, o Castelo de Praga se tornou a residência do presidente da República Tcheca e, desde então, o presidente tem ali o seu escritório.

O castelo conta com diversas construções com um importante valor histórico e artístico. Esses são alguns dos mais destacados:


  • Catedral de São Vito: Com uma importante história e um notável valor artístico, a Catedral de São Vito é o símbolo de Praga e de toda a República Tcheca. 
  • Rua do Ouro: A pequena Rua do Ouro é um dos lugares mais acolhedores do interior do recinto do castelo. Ocupada por casinhas coloridas que em outros tempos abrigaram ourives, na atualidade a zona conta com interessantes lojas de artesãos.
  • Antigo Palácio Real: Criado no século IX como um primitivo palácio de madeira, o antigo palácio sofreu importantes mudanças até se tornar o impressionante edifício que se conserva na atualidade. 
  • Basílica e Convento de São Jorge: Fundada em 920, a antiga basílica foi ampliada em 973 com a construção do convento, que atualmente abriga a coleção de arte boêmia do século XIX da Galeria Nacional de Praga.
  • Torre Daliborka: Famosa prisão da cidade que no início abrigava os membros da nobreza, mas que mais tarde se tornou uma prisão comum.
  • Torre Negra: Ficou conhecida com esse nome depois que um incêndio a deixou escura. Essa torre funcionou como prisão para os endividados, presos que contavam com diversos privilégios. 
  • Torre Branca: Torre usada como prisão para os membros da nobreza.
  • Torre da Pólvora: Construída no século XV como parte da fortificação do castelo, esta torre terminou se tornando o laboratório dos alquimistas do rei Rodolfo II.

Ponte Carlos


Catedral de São Vito

Comentários