Avançar para o conteúdo principal

A CULPA É UMA PUTA!



É uma Puta e Porquê? 
Porque nunca é de ninguém e todos a têm.

As tragédias têm sempre culpados, mas nunca ninguém se assume e aponta sempre o dedo ao outro! Senão existirem vítimas a lamentar, a história é esquecida rapidamente. Vejam os incêndios, num ano normal pode arder meio país, não morre ninguém e logo que começam as primeiras chuvas, começam os terrenos a ficar verdes, o mundo fica lindo! 
Se houver vítimas a lamentar, as populações revoltam-se e manifestam-se durante algum tempo, os políticos atacam-se e acusam-se durante semanas, mas depois a seleção joga e ganha, o Marítimo vai à Europa e a comunicação social aproveita para arranjar outro foco de “interesse”.
 Agora foi a queda da árvore no MONTE! Lamentável e triste a perda de vidas humanas, todos eles inocentes! Tanta gente que não presta que podia ficar lá, mas teve que ser gente devota e crente.

 Agora a parte em que se vê que o ser humano é desprezível na maior parte das vezes.

 Os corpos ainda não tinham sido recolhidos e já estavam todos a apontar o dedo a alguém. Mas quem é o responsável? Existe um individuo responsável? Uma organização? Os terrenos são da igreja? São da camara do Funchal? São da Região Autónoma da Madeira? 
A árvore estava doente há quanto tempo? Adoeceu agora? Ou já tem muitos anos e vários mandatos políticos?
Nenhum político devia abrir a boca para acusar outro, porque na verdade são todos "farinha do mesmo saco"(embora uns tenham o "saco" mais cheio), no entanto a presidente da junta saca de documentos para ilibar-se de responsabilidades, falando de alhos, quando caíram bugalhos. O pároco do Monte vai sacudir responsabilidades também? Mesmo que os terrenos não sejam ou não fossem da igreja, quem convocou a festa? Se sabia da existência do perigo não devia ter feito pressão e dizer "sem segurança não há festa"?
 A verdade é que agora todos dizem que já tinham alertado, ou que era da competência de um ou de outro, mas ninguém fez nada. 
No fundo a culpa será da Senhora do Monte que poderia ter feito a árvore cair em milhares de ocasiões em que aquela zona estava sem ninguém, mas deixou que acontecesse numa hora em que milhares de pessoas estavam lá para lhe agradecer/venerar/adorar! 

Já agora, se as árvores tivessem sido cortadas, estariam todos de acordo? Não haveria meio mundo a dizer que não era necessário? Em Machico, há poucos anos as árvores sofreram uma poda drástica e tanto o povo como todos os partidos da oposição fizeram daquele ato um drama equivalente à queda de uma bomba atómica. Durante meses só falavam daquilo e nunca para elogiar. Preso por ter cão, preso por não ter.

Foto e texto: Sílvio Silva

Comentários

Anónimo disse…
O que aconteceu aqui, é negligência grave. As pessoas responsáveis devem pedir-se contas com toda a dureza!
E realmente deve ser possível descobrir, quem é responsável por estas árvores. Se não, a administração tem um problema até maior.
Mesmo não falamos sobre opiniões, mas os fatos da segurança foram profissional tem de decidir.
Pelo menos aprenda as lições e não deixe passam tal desorganização e negligência.
Sidonio Faria disse…
Muito bem. Um post muito bem feito com uma análise sóbria dos factos. Gostei 👍
Anónimo disse…
Finalmente alguém ponderado a falar deste assunto!