.

Machico - Madeira - Portugal


"We saw a land covered in trees until the sea and from that band the fog never descended from the range...We saw a great bay..."
— Francisco Alcoforado, 15th Century chronicler
















Fotos; Sílvio Silva




A história da Freguesia de Machico tem muito que dizer. O século XV foi importante no desenrolar da evolução histórica da Ilha da Madeira.

Tudo começou na praia de Machico em que João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira desembarcaram pela primeira vez.

Segundo uma lenda, a Freguesia de Machico originou de um inglês Robert Machim e da sua amante Ana d´Arfet, que viajavam para França, mas uma tempestade desviou-os da rota, e chegaram à Madeira, onde posteriormente terão falecido.Diz ainda esta lenda, que os dois amantes foram os primeiros a desembarcar na ilha e os seus túmulos teriam sido encontrados por portugueses, sendo a origem do nome de Machico, proveniente de Machim.

Em termos oficiais, o povoamento da Madeira, iniciou-se em 1420, por portugueses e africanos.

Machico foi sede da capitania doada pelo infante D. Henrique a Tristão Vaz Teixeira. É por essa altura que é decidido dividir a ilha em duas capitanias: Machico e Funchal.

A Igreja Matriz de Machico foi construída nos finais do século XV, em honra de Nossa Senhora da Conceição sendo considerado o monumento mais importante da cidade.

A graciosidade da baía, conjugada com a profundeza do vale, faz de Machico um autêntico hino à beleza e à natureza.

Nenhum comentário: