Avançar para o conteúdo principal

Descendo...



Foto: fb.com/silviosilvaphotography


IATA U2
ICAO EZY
Indicativo de chamada EASY
Fundada em 1995
Principais centros
de operações
Londres (Gatwick, Luton e Southend), Edimburgo, Glasgow, Berlim (Schönefeld), Bristol, Milão (Malpensa), Nápoles, Nice, Amesterdão, Manchester
Outros centros
de operações
Londres (Stansted), Liverpool, Lisboa, Paris (Charles de Gaulle e Orly), Lyon, Roma (Fiumicino), Porto, Toulouse, Newcastle, Hamburgo, Belfast
Frota 231
Destinos 137
Companhia
administradora EasyJet plc.
Sede Luton, Reino Unido
Pessoas importantes Stelios Haji-Ioannou (Fundador), Carolyn McCall (CEO), Cor Vrieswijk (COO), Jeff Carr (CFO)
Sítio oficial www.easyjet.com


Também é uma das companhias aéreas que registou maior crescimento em termos de expansão de frota e destinos na Europa nos anos 2000. Alow cost britânica, foi a primeira companhia estrangeira a efetuar voos domésticos de baixo custo em Portugal, em Junho de 2007, quando deu início à rota Porto – Genebra e em outubro do mesmo ano Porto – Basileia-Mulhouse-Freiburg. É ainda a segunda companhia, em número de voos e passageiros, no aeroporto da Portela em Lisboa onde abriu a sua 20ª base europeia. Em Março de 2015 abriu uma nova base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde dispõe de dois Airbus A320 operando em 12 rotas.A easyJet, nome oficial EasyJet Airline Company Limited, é uma companhia aérea de baixo custo (low cost) britânica com sede em Luton, noReino Unido. A empresa-mãe, a EasyJet plc, está cotada na Bolsa de Londres (LSE: EZJ) e no índice FTSE 100. É a companhia aérea líder na Europa, e atualmente voa para mais de 137 destinos em 34 países, tendo mais de 200 aviões.

Os aviões Airbus da Easyjet são especiais porque os compartimentos onde supostamente se guardam as refeições foram trocados por tanques extra de combustível, visto que a companhia não serve comida em seus voos, isto faz com que os Airbus da Easyjet tenham o maior alcance que qualquer outro na Europa.


História

A companhia aérea foi estabelecida em 1995, ano em que também iniciou as suas operações. Foi criada pelo magnata cipriota baseado no Reino Unido, Stelios Haji-Ioannou (conhecido como Stelios). Juntamente com a EBA- Eurobelgian Airlines (actual Virgin Express / Brussels Airlines) e aRyanair, foi uma das pioneiras na introdução do conceito low cost na Europa. Começou a voar com dois aviões Boeing 737-200 a partir da sua primeira e principal base, o aeroporto de Londres Luton, para Glasgow e Edimburgo.

O modelo low cost da empresa era baseado na companhia norte-americana Southwest Airlines, a companhia aérea mundialmente mais conhecida como a primeira das low cost. Ao longo da década de 1990, a empresa teve um crescimento moderado mas estável, estabeleceu mais rotas a partir da base de Luton e abriu novas rotas para cidades no continente europeu. Em 1998 adquiriu a TEA Switzerland e criou em regime de "franchising" a Easyjet Switzerland, com voos de baixo custo a partir de Genebra e EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, situado na França.

Naquela altura, a Ryanair ainda não era a sua principal rival e havia acordos de entendimento, de não competirem nas mesmas rotas. Tudo isto mudou, quando a maior companhia aérea britânica, a British Airways, criou a Go Fly, uma low cost que voava a partir do aeroporto de Londres Stansted (na altura, a base principal da Ryanair) para destinos populares na Europa. Houve grande oposição por parte da Easyjet, que lançou campanhas de boicote à Go Fly. Estas campanhas resultaram que a Go Fly foi comprada pela Easyjet em 2002. Foi também o ano em que a empresa decidiu expandir agressivamente e abrir novas bases com novos destinos em toda a Europa, nomeadamente na Alemanha. A frota também foi radicalmente expandida, principalmente quando a companhia fez uma mega-encomenda de mais de 150 aviões Airbus A319.

Actualmente, a empresa tem 26 bases em aeroportos por toda a Europa e tem como principal concorrente a companhia low cost Ryanair. Ambas já competem em alguns destinos e temporariamente lançam campanhas de publicidade comparativa para cativar passageiros, o que gerou bastante polémica e queixas em tribunais europeus.[carece de fontes] Uma das campanhas mais polêmicas foi feita pela Ryanair em 2004, quando anunciou que por cada milhão de libras de prejuízos da Easyjet, a Ryanair oferecia um milhão de bilhetes aéreos gratuitos (o passageiro apenas paga as taxas de aeroportos e o bilhete tem o custo simbólico de um cêntimo de Euro, Dólar ou Libra).[carece de fontes] No entanto, em comparação com a Ryanair, a Easyjet voa para aeroportos principais das cidades enquanto que a Ryanair opta pelos aeroportos secundários. Também com uma estratégia de baixo preço, a Easyjet procura distanciar-se da Ryanair através de um serviço com percepção de valor superior face à Ryanair, tentando abranger ainda o segmento de viagens de negócios, oferecendo um serviço mais alargado. A Easyjet desfruta também um maior nível de satisfação no Reino Unido por parte dos passageiros, em comparação com a Ryanair, nomeadamente no que diz respeito ao atendimento do cliente e compensação aos passageiros em casos de cancelamentos de voos.

Uma das campanhas mais recentes de competição entre as duas companhias na Península Ibérica foi a criação de uma base de operações em simultáneo no aeroporto de Madrid Barajas em finais de 2006.[carece de fontes]

Em Outubro de 2007, a Easyjet anunciou a compra da companhia aérea GB Airways Ltd., juntando à rede Easyjet a sua frota de Airbus A320 e A321, e à sua vasta rede de destinos. Deste modo, a Easyjet opera actualmente com 231 aeronaves.

No dia 18 de Outubro de 2010, a Easyjet anunciou oficialmente a criação da sua 20ª base (hub) no aeroporto de Lisboa, através de uma cerimónia onde foi apresentado o primeiro avião da empresa que irá efectuar operações a partir deste aeroporto. A nova base iniciou a sua operação a partir do Inverno 2011/2012, inicialmente com dois aviões a efectuarem voos a partir de Lisboa, com a abertura de 10 novos destinos, e criando 2000 novos postos de trabalho directos e indirectos, através de um investimento de cerca de 300.000.000 Euros. A empresa começou a efetuar todas as suas operações de partida de voo a partir do Terminal 2 do aeroporto de Lisboa. Desta forma, reforçou a sua posição como segunda principal companhia aérea no aeroporto de Lisboa.[carece de fontes]

A 26 de Março de 2015, a Easyjet, a maior rede europeia de transportes aéreos, e a única companhia aérea privada a operar nos cinco principais aeroportos em Portugal, inaugurou a sua nova base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A abertura desta nova base, a segunda da Easyjet em Portugal, deu origem a 80 novos postos de trabalho diretos e à duplicação do número de rotas operadas a partir deste aeroporto.

A easyJet revelou que o 4 de setembro de 2015, foi o dia mais movimentado da sua história, com 1.544 voos que transportaram mais de 235.600 passageiros em toda a rede da companhia.[1]
Destinos

Presença em Portugal

A Easyjet serve a partir dos três principais aeroportos de Portugal continental (Faro, Lisboa e Porto) e a partir do aeroporto da Madeira (Funchal) várias cidades europeias com voos diários e semanais:

A partir de Faro: EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, Belfast, Berlim, Bristol, Genebra, Glasgow, Liverpool, Londres (aeroportos de Gatwick, Luton e Southend), Newcastle e Paris(aeroporto de Orly).

A partir da Madeira (Funchal): Bristol, Edimburgo, Lisboa, Londres (Gatwick), Manchester.

A partir de Lisboa: Amesterdão, EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, Berlim (aeroporto de Schönefeld), Bilbau, Bordéus, Bristol, Edimburgo, Genebra, Liverpool, Londres (aeroportos de Gatwick e Luton), Luxemburgo, Lyon, Madeira (Funchal), Madrid, Milão (aeroporto de Malpensa), Paris (aeroporto Charles de Gaulle), Nice e Ponta Delgada ( Açores) a partir de 29 de Março de 2015.

A partir do Porto: EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, Bristol, Estugarda, Genebra, Londres (aeroporto de Gatwick e Luton), Luxemburgo, Lyon, Manchester, Nantes, Toulouse e Paris(aeroporto Charles de Gaulle).
Frota

EasyJet fleetAviãoEm serviçoEncomendasPassageiros
Airbus A319-100 141 0 156
Airbus A320-200 89 4 180
Boeing 757-200 1
Total2304


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/EasyJet_Airlines

Comentários