Dicas para Reduzir o Consumo de Combustivel

Ultimamente você anda competindo com seu carro pra ver quem bebe mais? Anda achando que o tanque de combustível está furado, ou a culpa é do aquecimento global pela gasosa evaporar do seu carro?

Chega de dúvidas amigão, achei essas belas dicas no Vrum que vão te ajudar a identificar onde você anda pisando na bola, e claro, essas dicas vão te mostrar como você pode economizar no consumo do seu automóvel, afinal não tá fácil encher o tanque nos dias de hoje, por isso é importate ficar por dentro dos detalhes para que você possa tirar proveito ao máximo dessas lições e economizar uns trocados no bolso. Então vamos lá:

Ar-condicionado

Embora seja um fator de segurança nas grandes cidades, pois permite que o motorista rode com vidro fechado, o ar-condicionado deve ser usado com moderação, se o objetivo for reduzir os gastos com combustível. O equipamento aumenta o consumo de 0,5% a 2%.

Calibragem

Segundo o engenheiro da Michelin Renato Silva, rodar com pneus com pressão 30% inferior àquela recomendada pelo fabricante do veículo pode aumentar o consumo em até 2,5%, devido à maior resistência à rodagem. “Pode parecer pouco, mas, se o motorista fizer as contas, após rodar 50 mil quilômetros, terá gasto a mais com combustível o equivalente a um pneu novo”, exemplifica.

Alinhamento

O aumento da resistência à rodagem dos pneus, por causa de suspensão desalinhada, também pode aumentar o consumo. Por isso, faça o alinhamento do conjunto suspensão/direção a cada 10 mil quilômetros, quando passar por alguma cratera ou viajar por estrada esburacada.

Manutenção

Segundo Edison Parro, a manutenção é essencial para garantir as características de rendimento e a boa performance do veículo. O motorista deve respeitar as recomendações constantes no manual do proprietário. “Muitos se esquecem de trocar o filtro de ar, por exemplo. Mas o que eles provavelmente não sabem é que filtro de ar entupido pode aumentar o consumo em até 10%”, alerta o presidente da AEA.

Carga inútil

Rodar com peso morto (pneus velhos, ferramentas não utilizadas, peças que foram trocadas, cadeiras de praia etc.) também contribui para aumentar o consumo.

Marcha econômica

Trocar de marchas no momento mais adequado também ajuda a economizar. O motorista deve trocar entre as rotações de torque máximo e potência máxima; não esticar demasiadamente as marchas; não usar marchas ‘fortes’, em trechos em que as mais ‘leves’ seriam mais indicadas; não usar ponto morto na descida (com a injeção, isso não economiza combustível e ainda desgasta os freios); e não acelerar nos intervalos de mudança das marchas.

Não esquente

Deixar o motor ligado na garagem, pela manhã, para esperar que ele aqueça, é jogar dinheiro fora, pois aumenta o consumo. O correto é ligar e sair.

Não acelere

Evite acelerações bruscas. A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e diminui a contaminação (de combustível no óleo), a poluição e o desgaste do motor. Não acelere, ao desligar o motor, isso também contamina o óleo.

3 comentários:

Su disse...

Tenho uma dica boa para ti...que tal andar à boleia?!

Experimenta e diz lá, reduziu?
;)

Cidchen disse...

Boas dicas, sim senhora! LOL xD

Beijinhoooooooooooooos

Andreia do Flautim disse...

E eu e pensar que usar o ponto morto nas descidas economizava!