.

Levadas da Madeira

O Arquipélago da Madeira oferece alternativas muito interessantes para quem gosta de passear a pé, sendo possível escolher entre a paisagem exclusivamente de montanha, de floresta, à beira mar ou mistas.
Para alcançar o interior da ilha da Madeira e desfrutar da sua bela e única paisagem, nada melhor do que percorrer a rede de levadas e veredas. São mais de 200 as levadas que atravessam os maciços basálticos da ilha e em muitas delas podemos encontrar a Floresta Laurisilva, na qual existem espécies raras de fauna e de flora.


As levadas representam uma das grandes obras da engenharia popular madeirense. Estes primitivos canais de irrigação eram geralmente abertos no solo, recorrendo ao trabalho manual. Em muitos casos, a dura rocha basáltica foi cortada ao longo de abismos de centenas de metros de profundidade ou em túneis com centenas de metros de comprimento que atravessavam as montanhas, percorrendo extensões de cerca de 100 Km entre o Norte e o Sul. Para cortar a rocha os trabalhadores utilizavam picaretas e muitas vezes eram suspensos em cordas e cestos de vime ao logo das íngremes escarpas, pelo que muitos foram aqueles que perderam a vida.Podemos então dizer que as levadas são um documento vivo do esforço dos nossos antepassados para levar a água a quase toda ilha.
São assim, um sistema de irrigação vital para a Madeira, pois conduzem a água das nascentes, muitas vezes situadas na vertente Norte da ilha, para as zonas populacionais situadas por toda a ilha, mas sobretudo na vertente sul.Permitem o abastecimento de centrais hidroeléctricas, e assim o viver quotidiano das populações, não esquecendo a agricultura.De certo modo, podemos compará-las às artérias de um sistema circulatório.
Ta bem escrito mas nao fui eu que escrevi :P
Agora...podes dizer se já fizeste muitas levadas ou nao :)

Um comentário:

Su disse...

Levadas...fiz um monte!! Para a frente e pra trás :D
Agora...levadas "as in passeio turístico"... nem por isso :P